Muita gente a essa altura já deve conhecer o Skoob, o site de relacionamento e literatura, que é nova febre na internet, já falamos dele inclusive.
O site ainda está no Beta, mas uma de suas funções é que você pode ver os livros mais lidos pelos usuários, e assim ter uma idéia o que a internet brasileira lê. ~
Sem mais delongas, em 20 de janeiro de 2.009, os dez livros mais lidos (dentro de um universo de mais de nove mil livros), pelos usuários do Skoob são:
1 – Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling.
2 – Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K. Rowling.
3 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling.
4 – O Código de Da Vinci, de Dan Brown.
5 – Harry Potter e o Calice de Fogo, de J.K. Rowling.
6 – Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J.K. Rowling.
7 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de J.K. Rowling.
8 – O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry.
9 – O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini.
10 – Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Algumas considerações:
- A série Harry Potter é a principal literatura nacional, entretanto muita gente vai ficando pelos livros e não termina a série (o último livro é só o décimo quarto colocado).
- Quase todos os livros no top 10 já tiveram versões em outras mídias, principalmente em cinema e televisão. O único livro que ainda não teve é o penúltimo Harry Potter, que tem data de lançamento cinematrográfica para esse ano.
- A Literatura Brasileira não consegue ser pop, a prova disso é que somente uma obra nacional encontra-se no top 10. A obra Dom Casmurro foi lida por muita gente de maneira obrigatória no colégio, e agora teve um boom devido amicrosérie global.
- Machado de Assis aparece novamente na décima oitva posição, seguido por Paulo Coelho e seu O Alquimista.
- A nova ferveção pop literaria-cinematográfica, O Crepúsculo, está em décimo primeiro.
- O Código de Da Vinci está subindo a lista, há pouco tempo nem figurava na página principal do Skoob (que mostra os cinco mais lidos), e hoje já está em quarto e diminuindo sua diferença para o terceiro (HP e o Prisioneiro de Azkaban, que também deve passar a Câmara Secreta).
- Do Top 10, só não li o Pequeno Príncipe (e a leitura para o colégio de Dom Casmurro foi bem nas coxas).
UPDATE: No momento da publicação do post, o Prisioneiro de Azkaban passou pela Câmara Secreta, que mantém a mesma diferença, cerca de quarenta leitores, do Código de Da Vinci.
Comente